Sopa de miso tradicional com tofu e shiitake
Sopa Miso com tofu e shiitake: o sabor reconfortante da tradição, com a textura perfeita
Há alguns pratos que não só alimentam o corpo, como também confortam a alma. A tradicional sopa de miso é um deles: um caldo cheio de umami, profundamente restaurador e com uma textura sedosa que o torna irresistível. Nesta receita, combinamos o poder revitalizante do dashi caseiro com a cremosidade do tofu de seda e o sabor inconfundível dos cogumelos shiitake, realçando todas as nuances com uma base perfeitamente emulsionada graças à liquidificador Vitamix.
Os ingredientes estrela:
– Miso: rico em probióticos, reforça a flora bacteriana e confere um sabor extra.
– Gengibre fresco: um toque vibrante com propriedades digestivas e anti-inflamatórias.
– Cogumelos shiitake secos: um tesouro da cozinha japonesa, repleto de umami e de nutrientes essenciais.
– Tofu de seda: suavidade e proteína vegetal em cada colherada.
Graças à potência e à precisão da Vitamix, conseguimos uma integração total dos sabores e uma textura inigualável na nossa base de sopa. Uma pequena reviravolta na técnica que faz uma grande diferença no resultado final. Pronto para a descobrir?
Se quiser inspirar-se com mais receitas de sopas e cremes, encorajamo-lo a experimentar o creme de espargos e caju, o creme de abóbora com leite de coco ou a sopa tailandesa.
- Autor: Vitamix
- Tipo de receita: Sopas e cremes
- Tempo de preparação: | Tempo de cozimento: | Tempo total:
- 4 chávenas de água
- 1 pedaço de alga kombu (10 g)
- 14 g de cogumelos shiitake secos
- 4 colheres de sopa de miso amarelo (72 g)
- 1 colher de sopa de raiz de gengibre fresco (8 g)
- 2 ramos de cebolinha, apenas a parte mais verde (20 g)
- 200 g de tofu sedoso, cortado em cubos
- Numa panela média, coloque a água e a alga kombu. Ligue o lume médio e deixe ferver lentamente para extrair os sabores. Antes de ferver, desligue o lume e retire a alga kombu. Reserve 1 chávena deste caldo para triturar.
- Adicione os shiitakes secos à panela juntamente com as restantes 3 chávenas de caldo e deixe hidratar durante 10 minutos no caldo quente.
- Coloque a chávena de caldo reservada no recipiente do misturador Vitamix, juntamente com o miso, o gengibre e a parte verde das cebolinhas. Feche bem a tampa.
- Selecione a velocidade 1 e aumente gradualmente a velocidade até à potência máxima. Misture durante 30 segundos.
- Reaqueça o dashi de cogumelos, se necessário. Não deixe ferver, pois isso resultará na perda de aromas e sabores. Deite a mistura de miso na frigideira, seguida do tofu e da alga wakame. Sirva quente.